CID AUGUSTO DA ESCÓSSIA ROSADO SEGUNDO, OCUPANTE ATUAL DA CADEIRA Nº 2, DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

quinta-feira, 2 de junho de 2022

CID AUGUSTO DA ESCÓSSIA ROSADO SEGUNDO

 


*Franklin Jorge

 

Quando Nasceu?

Aos 16 de novembro de 1971, data do 49º aniversário de José Saramago.

Onde?

Na Maternidade Almeida Castro, em Mossoró-RN, pelas mãos de Rosado Cantídio e Vicente Morais.

Como se chamam seus pais?

Laíre Rosado Filho e Sandra Maria da Escóssia Rosado.

De onde são?

De Mossoró.

O que você herdou do seu pai?

O gosto pela literatura, a hiperatividade e, às vezes, a paciência diante dos
problemas.

O que você herdou de sua mãe?

A solidariedade incondicional, a sinceridade nas divergências e, às vezes, o temperamento forte.

Dê-me fatos para esclarecimento de herança.

Leio muito e por diversos motivos (lazer, necessidade profissional, exigência acadêmica… curiosidade!). Herdei esse prazer de meu pai, que sempre se faz acompanhar de bons livros. “Quem lê”, diz ele repetindo um falecido tio, “nunca está sozinho”.

Quem é você?

O eu que eu sou não sabe se é realmente, vive a vagar em busca de identidade. O eu que eu gostaria de ser, coitado, insiste em sonhar ilusões perdidas. O eu que os outros pensam que eu sou é a frágil impressão da coletividade. Então, talvez eu seja apenas o eu que eu mesmo desconheço.

Mais fatos.

Frequentei terapia durante algum tempo, buscando uma espécie de autoconhecimento. Descobri coisas importantes para a administração de minha vida, a exemplo da hiperatividade, que me leva a fazer várias coisas ao mesmo tempo, além da mistura complicada que transforma meu temperamento em algo imprevisível. Diante de um problema, por exemplo, posso reagir com a diplomacia de meu pai ou com a energia de minha mãe.

E sua infância?

Creio haver sido igual à infância de qualquer menino interiorano de classe média, mas eu pensava que detestava ser criança, sonhava em completar a maioridade e me tornar independente, escrever meu próprio destino. Quando descobri que amava ser criança, já carregava outra criança em meus braços.

Como brincava?

Participei de muitas daquelas brincadeiras maravilhosas que os jogos eletrônicos aos poucos vêm substituindo. Cai no poço, telefone-sem-fio, passarás, estátua, anjo do bem – anjo do mal, bandeirinha, cabra-cega, tique, esconde-esconde.
Numa tal de salada mista, beijei pela primeira vez aquela que será a mãe de meu terceiro filho.
Na fazenda de meu avô materno, a Mororó, a meninada tomava banho de barreiro, fabricava brinquedos com imburana, ossos de animais e pedras, tirava leite de vaca, cavalgava, andava de jumento, tangia a criação. Em Tibau, a cada janeiro, eu e meus amigos nos dedicávamos a construir castelos de areia, tomar banho de mar, encher garrafas com areias coloridas, a desbravar os mistérios do “labirinto” e a ouvir as histórias de Tidó e de Ananias.

Quando deixou sua terra?

Saí pela primeira vez em 1984, quando me mandaram estudar em Natal, onde morei alguns anos, até ser convidado a me retirar do colégio Marista. Em 1998, mudei-me novamente para a capital, permanecendo até 2006, com intervalo de três
meses em 2001, época em que participei de um programa de intercâmbio na cidade de Brighton, Inglaterra. Hoje, tenho dupla militância habitacional, meio na Terra de Santa Luzia, meio na Cidade dos Reis Magos.

Que coisas tem feito?

Trabalhado muito e estudado mais ainda.

FONTE - NAVEGOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CID AUGUSTO DA ESCÓSSIA ROSADO SEGUNDO

    DATA DE NASCIMENTO - 16 de novembro de 1971. FILIAÇÃO - Laíre Rosado Filho e Sandra Maria da Escóssia Rosado NOME DA ESPOSA - Ma...